Sejam bem vindos ao Claquete de Papel, cultura pop profissional feita de forma amadora.
O Projeto Claquete de Papel visa ser um portal de geração de conteúdo sobre cultura pop. Criaremos vídeos, resenhas, postagens, artigos entre outros conteúdos. Temos como carro chefe principal nosso Instagram e criamos essa página para expandir nosso conteúdo sobre filmes, quadrinhos, séries, livros, Tokusatsu, entre outros!
30 de nov. de 2018
29 de nov. de 2018
Simbolismos e curiosidades em Roma
Do que realmente se trata o filme?
O filme é uma obra que beira uma biografia. Girando em torno das memórias de infância de seu realizador, Roma trata de um momento conturbado da história do México. Tudo na visão de alguém, que por muitos é considerado "menor", uma empregada. Isso mostra o quanto todos eram afetados pelos acontecimentos históricos de uma forma ou de outra. O diretor, Alfonso Cuarón, quis tratar dessa história através do ponto de vista da sua empregada de família em sua infância, que é para quem ele dedica o filme ao fim dos créditos, Libo.
Por que "Roma"?O filme se passa no bairro Colonia Roma, o qual realmente o diretor cresceu e teve suas memórias de lá, e isso dá o nome ao filme. Além do mais, a casa vista no filme foi cuidadosamente modificada para parecer a casa na qual o diretor viveu seus primeiros anos. O bairro era considerado nobre, o que causa o grande contraste de quando a protagonista, Cleo, vai para outra cidade de renda mais baixa.
E os aviões?
De acordo com sites como BBC News, os aviões tem diversos significados na obra.
O mais "literal" é que o bairro realmente ficava perto do aeroporto internacional, o que fez realmente os aviões marcarem a infância do diretor.
O segundo, ainda biográfico, representa o fato do diretor passar sua infância sonhando em ser piloto de aviões, o que causa uma cena curiosa em um momento, que uma das crianças cita que "na vida passada" já foi um piloto.
O terceiro significado, mais poético, mostra que a vida sempre passa, e sempre somos pequenos em relação ao mundo. Os aviões passam em momentos cruciais para lembrar de nossa efemeridade perante o imenso mundo.
Como foi a direção do filme?Uma coisa curiosa sobre a direção, foi o fato de Cuarón não utilizar uma atriz profissional para sua protagonista. Ele dizia para Yalitza Aparicio, a intérprete de Cleo, reagir às situações com a maior naturalidade possível. O que facilitou essa interpretação foi o fato do filme ter sido filmado em ordem cronológica.
Outra posição diferente que o diretor tomou foi o fato de ninguém da produção, nem mesmo os atores, saberem o que seria filmado no dia. O diretor chegava, dizia a cena do dia e tirava o máximo de sinceridade do elenco.
O que foi o massacre de Corpus ChristiConsiderado um dos capítulos mais tristes da história mexicana, o massacre ocorrido no dia 10 de junho de 1971, deixou 120 mortos. O mesmo começou com uma rebelião estudantil em prol da libertação de presos políticos da ditadura militar mexicana, uma das mais cruéis ditaduras da história moderna. O governo, para impedir a caminhada enviou agentes treinados pela Cia e por um grupo de paramilitares treinados e financiados pelo estado, agentes conhecidos como "Los Halcones", que iniciaram reprimindo os rebeldes com cabos de bambu e passando depois para armas de fogo.
Referências
O filme tem diversas referências aos longas de seu diretor, como o filme "Sem rumo no espaço", inspiração para seu sucesso "Gravidade", além de no final ter o lema "Shantih Shantih Shantih", que significa "paz, paz, paz", mantra citado em "Filhos da Esperança". Outro detalhe é a cena do parto, que remete ao já citado "Filhos da Esperança" e ao "E sua mãe também", duas obras dele.
E ai? Quais você pegou no filme? O que achou dessa obra? Diz ai nos comentários!
Assinar:
Postagens (Atom)